ARTES - Profa Vanessa Coelho

 

Vincent Van Gogh 

“Um gênio da Arte” 

Auto – retrato (1887)

Noite Estrelada (1889)

    Há muito, muito tempo, em um país chamado Holanda, vivia uma menino que tinha cabelos vermelhos como fogo. 

    O garoto adorava desenhar. Adorava também a natureza, ficava horas observando as formas e as cores das árvores e das flores. Tinha uma familia enorme: pai, mãe, cinco irmãos, tio e outros parentes. Mas o irmão Théo era o seu grande amigo e confidente! 

    O menino cresceu e foi vendedor, pastor, professor. Mas nada disso o agradava. Até que descobriu o que realmente amava: pintar, pintar e pintar!!! No começo seus quadros retratavam figuras escuras. Théo que llhe apresentou outros pintores que usavam muitas cores. 

    Em busca das cores, o pintor foi morar longe de Théo, na França, numa cidade ao Sul chamada Arles. Onde o céu quase sempre é azul e ensolarado! Morava em uma casa amarela com grandes janelas, logo, suas pinturas ficaram coloridas e cheias de vida. Dava para perceber que amarela, era sua cor preferida! 

    Naquele tempo não havia computador, nem celular. Como você acha que o pintor e Théo faziam para se comunicar? Eles escreviam cartas, cartinhas e cartões. O carteiro era quem entrega tudo seguindo o mesmo roteiro. De tantas cartas que escreveu e enviou, o pintor virou amigo do carteiro Joseph Roulin. Mas ninguém queria comprar suas pinturas, e ele era só amargura. Alguns diziam até que era loucura. 

    Então, o artista que queria se sentir normal, foi para o hospital. Levou tinta , tela e pincel. Pintou, pintou e pintou. Mas não melhorou! Morreu cedo, sem fama e sem dinheiro. Mas não fique triste, hoje o pintor tem mais fama que muito roqueiro. Seu nome, VINCENT VAN GOGH, é conhecido no mundo inteiro!!! 

QUEM SOU EU (Escrito por Aline Pinho e ilustrado por Sami Ribeiro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário